Traças para que?

Segundo alguns dicionários, traças são insetos que destroem roupas de lã, tapetes e livro. Em sentido figurado, pessoas que lêem muito ou que comem muito também, são chamadas assim. Outro significado importante é que traças são aqueles que destroem pouco a pouco. Nesse significado que gostaria de me ater.
O Evangelho é Palavra de Vida Eterna, deve ser devorado, mas o Apóstolo Paulo diz que a letra mata. Francisco de Assis tinha um respeito muito grande pelas palavras. Porém, era avesso a regras humanas e tinha o Evangelho com verdadeira Regra. Organizar e definir coisas a partir de documentos e diretrizes, fazem parte da organização de qualquer sociedade humana. As coisas não podem sair do controle. Temos que caminhar em solo firme. Mas, deixar que a letra mate coisas boas, desde que assim o sejam, é pecado. Os fariseus eram doutores da lei, mas Jesus todo o tempo os condenava por suas práticas sem espiritualidade e cheia de ritualística, isso é uma fé sem sentido.
Muitos de nós temos regras, constituições e outros documentos decorados, porém não conseguimos vivenciar as palavras do Evangelho e o fazermos, como diz a nossa Regra, parte da vida, ou então a nossa vida. Lá aprendemos que devemos ser misericordiosos e bons. Jesus afirma que quem é por nós não será contra nós. Por que alguns irmãos insistem em criar rivalidades e usar documentos para causar separação e divisão?
Esses que agem assim são as traças. Destruindo tudo devagar acabam com a sabedoria de Deus. Pois, o Espírito sopra onde quer e não precisa de regras para isso. Traças malditas que acabam com os livros da vida. Que comem pelas beiradas para ficarem gordinhas de prestígio e serem conhecidas, pois vê em pessoas que são importantes a chance de escreverem seu nome na história. Traças que acabam com movimentos em nome da sua fome. Traças que calculam friamente cada paço de sua vida lentamente a fim de serem poderosas amanhã.
O que as traças não sabem é que o Senhor pode destruí-las com um simples peteleco. E fazê-las ficar com fome e sem fonte de alimentar-se.
A tristeza toma conta daqueles que querem fazer o livro ser lido por muitos, mas que os vêem sendo destruído por traças. As traças são gordinhas e cheias de artigos, definições e saberes que deixariam Francisco infeliz. As traças destroem tudo que vêem pela frente. Então traças para que? Para que traças?

Comentários

  1. Pois é... traças são também destruídas por bons "inseticidas" e com muita prevenção. Irmãos traças também, lembrando certo santo que sabiamente "apelidou" alguns bichos, podem ser eliminadas com bons exemplos e excelente investimento na formação, quero dizer, prevenção.
    Embora elas corroam e destruam por essência, até porque só essa é sua essência, elas podem e como todo praga, devem ser eliminadas e quanto mais cedo melhor, já que o mais cedo ainda não foi possível.Enfrentar as traças soltas na nossa estante e nos nossos arquivos do coração é mais que urgente antes que elas nos devorema a vontade de sempre sermos melhores que elas.

    ResponderExcluir
  2. paz e bem meu irmão gostaria de citar algumas passagens do Evangelho:
    Guardai os vossos tesouros no céu (Lc 11,34-36; 12,33-35) - «Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os corroem e os ladrões arrombam os muros, a fim de os roubar. Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não corroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois, onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
    Essa é a direção em que devemos caminhar, pois onde guardamos nosso tesouro e deixamos nossos corações, nem as traças, nem a ferrugem entrarão,

    não turbeis o vosso coração, as coisas que são do mundo aqui ficarão, porém a Glória de Deus nos sustentará para sempre.

    ResponderExcluir
  3. Hoje entendo o que os irmãos colocaram. Sei também que ninguém é obrigado a seguir o que acredito. Por isso,é preferível ser um louco no mundo do que me aborrecer com os irmãos que não entendem e nem concordam com o que faço! Paz e bem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Francisco e a verdade

“Um Grande Museu de Novidades”