Francisco e a verdade


Diante de um mundo insensato a sensatez é santidade. É lógico que para muitos a sensatez possa parecer loucura ou desvario.
O Papa Francisco tem sido, na minha humilde e singela opinião, um profeta suscitado por Deus no meio do povo. Não eram os profetas os homens que, mesmo sendo criticados e desacreditados, lutavam para levar a visão àqueles que insistiam em caminhar na direção errada?
Vemos durante um tempo um senhor que procura a simplicidade, mesmo diante de todo o poder lhe é dado como chefe da Igreja, anunciar e pregar a misericórdia, o amor, o abraço nos sofredores, a luta para a conservação da mãe terra e a mudança de sentido no sistema e nas relações econômicas.
Para tratar aqui desta minha colocação paremos para observar duas atitudes, tomadas pelo Pontífice, que estão diretamente ligadas ao Brasil. A primeira foi uma carta em resposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o havia escrito uma missiva anteriormente. Nesta fica claro que Francisco acompanha a realidade brasileira e sabe que alguns abusos foram cometidos, pois ele afirmava nesse momento que:

Da incredulidade e do desespero para alegria serena e profunda de quem acredita, no final, o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e salvação vencerá a condenação.

A segunda, foi tomada esta semana, quando em uma de suas audiências, dinte de um encontro de juristas católicos, tratou de um dos assuntos que muitos especialistas da área jurídica tem chamado a atenção conhecido como o lawfare. Tal conceito está diretamente ligado ao abuso das leis e sistemas judiciais para conseguir fins militares estratégicos ou políticos. Segundo Francisco, este é um problema recorrente nos dias de hoje e tem afetado o equilíbrio de muitas nações. Para ele  “garantir a qualidade institucional dos Estados, é fundamental detectar e neutralizar este tipo de prática [lawfare] que resulta de uma atividade judicial imprópria em combinação com ações de multimídia”.
Basta que vejamos em que se transformou nosso país depois da instituição da Lava jato que temos noção do que é tratado por ele. Porém, como toda fala de profeta uma hora a palavra do oráculo se torna realidade.
Diante das matérias da The Intercept ficou claro o uso do Lawfare e a profecia da verdade que vence a mentira. Nosso papa é um homem com uma conexão especial com o Senhor. Assim como alguns preferiram a Barrabás, muitos católicos preferem aqueles clérigos que não praticam o que o Mestre mandou. Infelizmente a cegueira que Cristo veio subtrair ainda impera em muitos irmãos.
Viva Francisco com sua Lucidez, que assim como São Francisco é chamado de louco e insano. Isto porque diante de homens que não conseguem enxergar, ou abrir o coração, qualquer atitude que vai de encontro a normalidade cotidiana, de verdades pré-fabricadas, encontram neles resistência. Paz e bem!



Resultado de imagem para Papa francisco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Traças para que?

“Um Grande Museu de Novidades”